A performance bantu do caxambu
Lançamento A performance bantu do caxambu
A PERFORMANCE BANTU DO CAXAMBU: ENTRE A ANCESTRALIDADE E A CONTEMPORANEIDADE. SARA PASSABON AMORIM Bate-papo e lançamento Dia 04 de maio, quinta-feira: - Bate-papo com a autora mediação de Cesar...
Lançamento do livro "A PERFORMANCE BANTU DO CAXAMBU" de Sara Passabon Amorim acontece dia 04 de maio em Vitória
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A editora Cousa lança no começo de maio uma obra dedicada ao estudo do caxambu e suas raízes africanas. De autoria da pesquisadora Sara Passabon Amorim, o livro analisa a manifestação do caxambu nas comunidades tradicionais do sul do Espírito Santo, envolvendo um intenso mergulho da autora nesses lugares e em Moçambique, na África.
Para César Huapaya, professor da Ufes e encenador, o estudo de Sara "consegue fazer a relação da construção da performance bantu e seus elementos de jogo e performatividade nas comunidades do sul do Espirito Santo. Um trabalho de garimpo e de resgate da cultura capixaba."
O prefácio do livro foi escrito por Zeca Ligiéro, professor da Unirio e encenador, que se refere à publicação como uma bibliografia de referência das peculiaridades do caxambu.
A autora é pesquisadora, diretora teatral, e pedagoga/educadora. Financiado pela Lei Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim, A performance bantu do caxambu nasceu de sua tese de doutorado nos estudos das performances Afro-brasileiras no Programa da Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UNIRIO).
Para César Huapaya, professor da Ufes e encenador, o estudo de Sara "consegue fazer a relação da construção da performance bantu e seus elementos de jogo e performatividade nas comunidades do sul do Espirito Santo. Um trabalho de garimpo e de resgate da cultura capixaba."
O prefácio do livro foi escrito por Zeca Ligiéro, professor da Unirio e encenador, que se refere à publicação como uma bibliografia de referência das peculiaridades do caxambu.
A autora é pesquisadora, diretora teatral, e pedagoga/educadora. Financiado pela Lei Rubem Braga de Cachoeiro de Itapemirim, A performance bantu do caxambu nasceu de sua tese de doutorado nos estudos das performances Afro-brasileiras no Programa da Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC/UNIRIO).
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Serviço:
Livro: A PERFORMANCE BANTU DO CAXAMBU: ENTRE A ANCESTRALIDADE E A CONTEMPORANEIDADE
de Sara Passabon Amorim
Dia 04 de maio, quinta-feira
- Bate-papo com a autora
Dia 04 de maio, quinta-feira
- Bate-papo com a autora
mediação de Cesar Huapaya
Das 14h às 16h
Cemuni V, sala 2, Ufes (Campus Goiabeiras), Vitória-ES, Brasil
- Lançamento do livro
> Das 19h às 21h
> Laboratório Cousa,
> Rua Sete de Setembro, 415,
> Centro Histórico de Vitória-ES, Brasil
>
> Valor: 25 reais (cartões de crédito e débito, dinheiro)
> informações: 27-999560277
> facebook.com/editoracousa
Das 14h às 16h
Cemuni V, sala 2, Ufes (Campus Goiabeiras), Vitória-ES, Brasil
- Lançamento do livro
> Das 19h às 21h
> Laboratório Cousa,
> Rua Sete de Setembro, 415,
> Centro Histórico de Vitória-ES, Brasil
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> Valor: 25 reais (cartões de crédito e débito, dinheiro)
> informações: 27-999560277
> facebook.com/editoracousa
Evento no Facebook : https://www.facebook.com/events/1493468670707012/
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> Orelha escrita por Cesar Huapaya
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> O estudo da performance introduz um novo olhar e uma nova forma de descrever as práticas performativas. A performance vai descontruir vários conceitos considerados clássicos. No lugar da encenação, surge o contexto cultural, a diferença e a alteridade. Os elementos rituais, cotidianos, políticos, são redes de criações e construções nos tecidos performativos das sociedades.
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> Nas práticas performativas do caxambu e do Jongo em Cachoeiro do Itapemirim no Sul do Espírito Santo, encontramos vivas e reinventadas as práticas africanas que sobreviveram no Espírito Santo. Sara Passabon nesse livro faz um diálogo entre os estudos da performance e a antropologia. Um denso documento histórico das práticas performativas do Caxambu, também encontradas sob a denominação de Tambu e Jongo no sul do Espírito Santo.
> Seu estudo se detém nas investigações no Sul do Estado em três grupos de Caxambu de Cachoeiro de Itapemirim: Caxambu da Velha Rita (Bairro Zumbi); Caxambu Santa Cruz (comunidade Monte Alegre); e Caxambu Alegria de Viver (comunidade Vargem Alegre).
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> Com vigor de atriz e encenadora performer, Sara Passabon mergulha com carinho e esmero nessa pesquisa inédita do povo Bantu no Espírito Santo e na performatividade do caxambu. Como pesquisadora na história da cultura Bantu em terras capixabas, ela faz uma correlação entre o ritual, o jogo e as performances afro-brasileiras. Como cita Sara: “que são constituídas pela composição das tradições e memórias trazidas da África e (re) inventadas na ritualização de sons, gestos, movimentos, entrelaçados no jogo de recriação”.
> Sua pesquisa consegue fazer a relação da construção da performance Bantu e seus elementos de jogo e performatividade nas comunidades do sul do Espirito Santo. Um trabalho de garimpo e de resgate da cultura capixaba. Falando das forças motrizes (Zeca Ligiéro), a memória, a tradição do negro no Brasil e a contemporaneidade. Salubá Sara Passabon!!!! Que dá a palavra à mulher no caxambu e foi na África buscar fontes para sua pesquisa.
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